Ballet de Kiev traz a Lisboa ‘Lago dos Cisnes’ e ‘Bela Adormecida’
A companhia de ballet ucraniana regressa a Lisboa, ao Teatro Tivoli BBVA, para apresentar duas grandes obras do repertório do bailado clássico: ‘Lago dos Cisnes’, nos dias 5 e 6 de dezembro, e ‘A Bela Adormecida’, a 7 de dezembro.
Com bilhetes já à venda, para o ‘Lago dos Cisnes’ e ‘A Bela Adormecida’, duas obras intemporais do compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky, os bailarinos da Companhia de Kiev vêm apresentar uma coreografia de Marius Petipa.
O ‘Lago dos Cisnes’ é um dos bailados mais famosos do mundo e “expressa emoções através da beleza e delicadeza da dança”, como salienta a produção do espectáculo em Lisboa. Realça “a dualidade entre o bem e o mal, representada pela pureza do cisne branco Odette e pela duplicidade de Odile, cisne negro e filha do feiticeiro.”
‘A Bela Adormecida’ é um bailado clássico que completa, este ano, 135 anos desde a sua estreia no Teatro Mariinski, em São Petersburgo. Para marcar a data, a companhia Ballet de Kiev apresenta, pela primeira vez, este bailado em Portugal.
O bailado desperta a magia dos contos de fadas com a história da princesa Aurora que, amaldiçoada pela fada malvada Carabosse, cai num sono profundo após picar o dedo num fuso. A boa Fada Lilás suaviza a maldição, garantindo que Aurora apenas dormirá até ser despertada pelo beijo de um Príncipe Encantado.
O Ballet de Kiev nasceu em 2017, de um sonho do famoso bailarino solista do Teatro da Ópera de Kiev, Victor Ishchuk: a criação de uma companhia jovem que reunisse as estrelas mais proeminentes de toda a Ucrânia e apresentasse ao mundo o talento, a mestria e o profissionalismo dos artistas do seu país.
As primeiras atuações da companhia ucraniana conquistaram os teatros mais importantes do mundo e, desde então, já somam mais de 700 atuações em diversos países, incluindo Portugal, onde se apresentaram sempre com sessões esgotadas.
O bailado ‘Lago dos Cisnes’ irá estar também em cena no Porto, no Coliseu Porto Ageas, a 10 de fevereiro de 2026.