O mês de Junho permite o início do Verão, concretamente este sábado, dia 21, mas permite também, um pouco por todo o país, de norte a sul mas também nas ilhas, o fulgor da verdadeira época dos festivais de verão. Começam, afinal, antes mesmo do início oficial da estação mais quente do ano, e permitem a partir daí animação constante num país, afinal, também feito de festivaleiros. Este fim-de-semana, em Lisboa, no Parque da Bela da Bela Vista, decorre o festival MEO Kalorama como já aqui demos conta, mas tantos outros já decorreram, como outros ainda irão receber os amantes da boa música, da melhor gastronomia, enfim, da animação.
Olhando para alguns dos festivais já realizados ou a decorrer, olhamos para a cronologia dos eventos, começando Capote Fest (Évora), o festival que tem a responsabilidade de dar o tiro de partida para a temporada de festivais de verão, celebrando a música portuguesa e oferecendo uma experiência mais intimista. Logo depois chegou o Coala Festival, este ano na sua segunda edição, de 31 de Maio a 1 de Junho, no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, um evento que se focou em artistas lusófonos, trazendo nomes como Liniker, Ana Lua Caiano, Ney Matogrosso e Lena d’Água.

Entrando pelo meio de Junho encontramos o Primavera Sound Porto, que este ano decorreu de 12 a 15 de Junho, no Parque da Cidade, no Porto. Tido como um dos maiores festivais do norte do país, com um cartaz sempre forte em indie, rock e eletrónica, já contou com nomes como Anohni and the Johnsons, Fontaines D.C., Deftones e Charlie XCX.
Saímos do Porto e viajamos até ao Crato onde, no ano passado decorreu entre os dias 18 e 23 de Junho o Waking Life, festival conhecido pela sua atmosfera única e focada na música eletrónica, arte e sustentabilidade, decorrendo num ambiente rural no Alentejo e sobre o qual a informação é particularmente limitada, nomeadamente aqui.
Bem distinto deste evento no Alentejo, que este ano não teve continuidade, encontramos outro festival, aqui com uma localização urbana, em plena cidade de Lisboa, e num período mais alargado, entre os dias 14 e 22 do corrente mês de Junho, há lugar ao EuroPride 2025, em pleno Terreiro do Paço, em Lisboa, um evento mais abrangente que inclui uma forte componente musical e cultural, com vários concertos e festividades.
Ainda em Lisboa, mas no Parque da Bela Vista, e tal como já aqui demos conta, ocorre também no presente fim-de-semana mais uma edição do MEO Kalorama (19 a 21 de Junho), um festival que tem vindo a ganhar destaque, com um cartaz eclético e muitos nomes internacionais, recebendo este ano artistas como os Pet Shop Boys, FKA twigs, Azealia Banks e Róisín Murphy.
Ainda por realizar, mas também no presente mês de Junho, de 27 a 29, no Estádio do Restelo, em Lisboa, uma referência para o Evil Live Festival. Para os fãs de metal e rock pesado, este festival tem agendada a presença no bonito recinto do Belenenses de bandas de renome mundial, como Slipknot, Judas Priest e Korn, que assim passarão pela capital portuguesa no final deste mês de Junho.

Nota ainda para as Festas de Oeiras, que permitem sempre diversos fins-de-semana com muita música e animação, com o cartaz preenchidos por nomes sobejamente conhecidos do público — o programa deste ano terminou com a actuação de Tony Carreira —, evento que termina para dar lugar ao Festival Jardins do Marquês, este ano de 28 de Junho a 9 de Julho, no fantástico espaço permitido pelos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.
Ali será possível acompanhar um festival que oferece uma série de concertos em ambientes mais históricos, com um cartaz diversificado que inclui nomes como os de Cat Power, Gisela João, José González, Mayra Andrade, Simone e Paralamas do Sucesso, entre muitos outros.
De agora em diante, e com o LusoNotícias a procurar acompanhar, na medida do possível, porventura nem sempre de forma presencial mas com a melhor informação possível, os muitos eventos que vão decorrendo de norte a sul, a lista dos festivais de verão começa a ser ainda mais vasta, com Julho e Agosto a serem os meses de maior concentração de eventos, vindo a época a fechar em Setembro, afinal com o ocaso do Verão. Até lá, boa música e bons festivais!
