Diogo Ribeiro, jovem nadador de apenas 19 anos, garantiu este sábado o segundo título de Campeão Mundial em menos de uma semana, desta feita na prova dos 100 metros mariposa nos Campeonatos do Mundo de Desportos Aquáticos, que estão a ser disputados em Doha, no Qatar. Depois de ter já garantido o mesmo título nos 50 metros na passada segunda-feira, Diogo Ribeiro, que nas meias finais desta prova tinha conseguido bater o recorde nacional na distância, acabou hoje por se sagrar duplo Campeão Mundial, garantindo novo recorde nacional da distância, com 51,17 segundos, isto depois de ter virado aos 50 metros em segundo.
O jovem nadador português entrou assim na fase final da prova entre os melhores, conseguindo nos derradeiros metros superiorizar-se aos demais atletas em prova terminando a distância com a conquista de mais uma medalha de ouro, numa final dos 100 metros mariposa em que todos os nadadores terminaram no segundo 51”. A medalha de prata nesta prova nos Campeonatos do Mundo de Desportos Aquáticos foi para o austríaco Simon Bucher (51,28s), tendo a medalha de bronze sido conquistada pelo polaco Jakub Majerski (51,32s).
No final, e ainda junto à piscina, Diogo Ribeiro começou por afirmar que se tratou de “uma corrida difícil”, agradecendo a todo o público, aos seus colegas e a todos os que o apoiam”, lembrando depois que “nunca tinha feito uma final nos 100 mariposa”, sendo que “em cada final que fiz consegui medalha, são três em três.”
O nadador do Benfica conseguiu assim a segunda medalha de ouro neste Mundial onde, em consequência, e naturalmente também pro duas vezes, foi já ouvido o Hino de Portugal na subida ao degrau mais alto do pódio de Diogo Ribeiro.

