Numa altura em que todos os pontos são importantes quando para muitos a luta visa a manutenção na I Liga, como é o caso do Estoril Praia, o conjunto canarinho acabou este sábado por cair perante o Sporting de Braga ao ser derrotado pela margem mínima (0-1), fruto de um golo apontado por Álvaro Djaló ao minuto 64′ no jogo disputado pelas duas equipas referente à 29ª jornada do campeonato da I Liga.
E se é verdade que o Estoril Praia lutou de igual para igual contra uma equipa de qualidade global superior, os homens do Braga acabaram por fazer valer a maior experiência e o sangue frio de quem está bem mais tranquilo na classificação ao vencerem esta partida com um golo apontado na complementar por Djaló, na resposta a um cruzamento de Borja a partir do corredor esquerdo com Djaló a mergulhar de cabeça para um golo de boa qualidade técnica a que o guarda-redes Marcelo Carné não se conseguiu opôr.
Curiosamente, até ao golo o equilíbrio foi uma nota dominante no jogo, com o Estoril Praia a conseguir mesmo surpreender a espaços o Sporting de Braga que teve que se aplicar para impedir que a equipa da casa conseguisse adiantar-se no marcador.
Só que o Sporting de Braga, que sabia da importância desta vitória naturalmente acrescida depois do FC Porto ter empatado o seu jogo frente ao Famalicão, quis mesmo garantir os três pontos que lhe permitiram desde já ascender ao terceiro lugar do campeonato ainda que com os mesmos pontos dos dragões.
Já o Estoril Praia, para quem a grande preocupação resulta da necessidade de pontuar e com isso dar continuidade à sua presença entre os grandes do futebol português na I Liga, era importante pontuar e tudo fizeram os jogadores às ordens de Vasco Seabra para o conseguir.
Do outro lado, porém, encontraram uma equipa determinada que, às ordens do técnico interino Rui Duarte, conseguiu superar a garra da equipa estorilista e mostrar-se a um nível superior, justificando a vitória no final do tempo regulamentar e, com isto, o regresso aos triunfos depois de na última jornada ter sido surpreendido em casa pelo Arouca, quando consentiu uma derrota pesada por 0-3.
Referência final, porque à volta de qualquer jogo de futebol há coisas muito mais importantes do que os golos e os resultados, para a perda de Rui Duarte, o treinador interino dos bracarenses, que neste dia perdeu o seu filho mais velho, falecido em contexto de morte súbita devido a uma doença crónica. Para o técnico bracarense e para a sua família, a equipa do LusoNotícias deixa as mais sinceras condolências neste momento particularmente doloroso.