Com epicentro a 60 quilómetros a oeste de Sines e a cerca de 16 quilómetros de profundidade, um sismo de magnitude 5,3 graus na escala de Richter, segundo foi confirmado mais tarde em comunicado do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), foi sentido esta madrugada, às 5h11, em todo o território de Portugal Continental, mas também em Espanha, Marrocos e Gibraltar.
Pela sua intensidade e duração, este sismo foi sentido pelos portugueses que rapidamente inundaram as redes sociais com relatos do que sentiram de norte a sul do país, com muitos a confirmarem que foram acordados pelo sismo que, felizmente, não provocou danos materiais e foi vivido por todos com enorme serenidade apesar do susto confessado por muitos.
Ainda de acordo com o IPMA, este sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V na escala de Mercalli modificada, de forma forte na região de Lisboa e a sul da capital pelo distrito de Setúbal, mas também em quase todo o país ainda que de forma mais moderada. Na sequência deste sismo foram registadas entretanto várias réplicas mas nenhuma com capacidade suficiente para se fazer sentir.









