A contratação do turco Muhammed Kerem Aktürkoglu pelo Benfica ao Galatasaray, por 11 milhões de euros, foi a última movimentação de mercado para os encarnados, concretizada nos últimos minutos da janela de transferências, de tal modo que o jogador teve que assinar toda a documentação ainda no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para que toda a documentação conseguisse entrar nos serviços da Liga de Clubes em tempo útil.
O avançado de 25 anos (completa 26 anos em Outubro), de 1m73 e 68 kg, é internacional na seleção da Turquia, onde alinha ao lado do também benfiquista Orkun Kokçu. Na seleção turca este jogador, apontado como um futebolista capaz de alinhar como extremo esquerdo, ainda que possa alinhar ao meio ou mesmo do lado direito, usa o número 7 e é apontado como um jogador com golo, nomeadamente pelo que vinha fazendo até aqui no Galatasaray onde marcou 46 golos e fez 33 assistências num total de 179 jogos oficiais, sempre envergando também a camisola 7 do clube turco.
Curiosamente, o número 7 terá já sido entregue no Benfica a outro reforço contratado nesta fase final da janela de transferências para os encarnados, o internacional suíço de ascendência turca Zeki Amdouni, avançado contratado neste caso por empréstimo ao Burnley.
Ainda a propósito de Kerem Akturkoglu, este jogador viajou de Istambul para Lisboa esta segunda-feira onde surgiu nas chegadas do aeroporto Humberto Delgado na companhia de Rui Pedro Brás, director do futebol dos encarnados, já depois de ter assinado o contrato entretanto enviado para a Liga, isto porque não teria tempo útil para desembarcar e ir assinar nas instalações do Benfica. Tendo chegado em cima da hora, Akturkoglu assinou um vínculo contratual com os encarnados válido por cinco temporadas,, tendo o Benfica que pagar ao Galatasaray 11 milhões de euros.
Refira-se que também esta segunda-feira ficou acordada a saída do brasileiro Marcos Leonardo para os árabes do Al Hilal, num acordo que rendeu aos cofres dos encarnados 40 milhões de euros, tendo esta transação permitido a contratação do avançado turco do Galatasaray, um jogador que era também pretendido pelos russos do Spartak Moscovo, clube que não terá agradado a Arturkoglu que preferiu a proposta do Benfica já que lhe irá permitir disputar a Liga dos Campeões.
Uma nota final para outra inscrição por parte do Benfica no plantel da sua equipa do médio Meité, jogador internacional francês, médio de 30 anos que esteve emprestado nas duas últimas épocas, primeiro ao Cremonese e depois aos gregos do PAOK, e que regressa agora ao Estádio da Luz, podendo ainda vir a ser cedido de novo para um mercado que ainda mantenha as inscrições em aberto nos próximos dias.