O nevoeiro que se abateu ao final da tarde deste domingo sobre o Estádio da Madeira, na Choupana, a casa do Nacional, impediu que este clube recebesse e pudesse jogar com o Benfica, em partida referente à oitava jornada do campeonato da I Liga. Depois de serem jogados ainda 8m05s, o árbitro Gustavo Correia, que já antes tinha interrompido o jogo ao quarto minuto retomando dois minutos depois, acabou mesmo por dar indicações de não haver condições de visibilidade de um lado ao outro do relvado, motivo pelo qual as duas equipas recolheram aos balneários sem que estivessem reunidas as condições para que o se realizasse.
O problema desta decisão é que, perante o calendário particularmente ocupado com os mais diversos compromissos, Nacional e Benfica, principalmente este último, não tem datas disponíveis para a realização deste jogo agora adiado. Ainda assim, as duas equipas encontraram muito rapidamente uma data alternativa, adiando junto dos delegados da Liga Portugal este encontro para 19 de Dezembro.

O problema agora está no facto de 19 de Dezembro ser uma data que estava previamente “reservada” pela Federação Portuguesa de Futebol para a realização dos oitavos de final da Taça de Portugal, sendo que se Benfica e Nacional jogarem nesse dia, e partindo do princípio que ambas as equipas irão passar a próxima eliminatória da Taça, terão que adiar os respectivos jogos dos oitavos de final. Ora, se esta necessidade poderá ser resolvida facilmente para o Nacional da Madeira, já em relação ao Benfica estará aberta outra dor de cabeça para os responsáveis da FPF e do próprio Benfica, já que será difícil encontrar uma data para que os encarnados possam realizar o jogo da Taça de Portugal.
Além de tudo isto, há outra questão a ter em conta, isto porque se nos oitavos de final da Taça de Portugal o Benfica tiver que disputar um jogo com uma qualquer equipa que participa nas competições da UEFA, nomeadamente Sporting, FC Porto, Braga ou Vitória, qualquer uma destas equipas terão igualmente calendários particularmente sobrecarregados e não será fácil encontrar uma data alternativa à de dia 19 de Dezembro.
A FPF já manifestou o seu desconforto quanto ao facto de não ter sido consultada relativamente à decisão da Liga e dos dois clubes para que o Nacional-Benfica seja disputado a 19 de Dezembro às 17 horas, mas se isso assim não for, continuar sem haver uma data em que se possa encaixar este jogo e correr-se-á o risco do mesmo jogo ser adiado ainda mais frente no calendário.

Em cima de tudo isto há a circunstância de poder dar-se o caso do jogo entre Nacional e Benfica, se for mesmo disputado a 19 de Dezembro, correr o risco de voltar a acontecer um episódio de nevoeiro que impeça que esse jogo seja disputado uma vez mais, estando aqui instalado um enorme imbróglio relativamente ao qual não se antecipa uma resolução fácil.
Para já, sem este jogo disputado, o Benfica fica assim, em termos práticos, mais afastado do Sporting e do FC Porto na classificação da I Liga, ainda que tenha menos um jogo disputado, com oito pontos de distância para os leões e cinco pontos de distância para o FC Porto, actual segundo classificado no campeonato da Liga Portugal.