O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) foi distinguido com o 3º lugar, na categoria Regiões, na 36º edição World Tourism Film Awards, com o filme promocional “For sure, they are from the north” (Vê-se Mesmo Que São do Norte). Este reconhecimento, de que fez eco a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) no seu sítio online portugalglobal.pt, aconteceu na gala que decorreu esta quarta-feira em Valência (Espanha), permitindo colocar a peça videográfica nortenha entre as três melhores do mundo na sua categoria e consolidando o Porto e Norte como um destino de referência global.
O filme é o resultado de uma parceria de excelência entre o TPNP, a criatividade da agência CaetsuTwo e a Lobby Productions, que traduziu essa visão em imagens marcantes e de grande impacto emocional.
“For sure, they are from the north” remete para a origem e a originalidade da região, mas também para a fundação da nação e todo o respetivo património (i)material, transversal aos quatro subdestinos, cada qual com as suas particularidades a funcionar como um todo indivisível.
Emanado do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo, o galardão é mais um marco na trajetória deste filme, que já tinha sido premiado em prestigiados festivais internacionais: Muse Awards 2024 (Gold), Telly Awards 2024 (Gold), ambos em Nova Iorque, e o Art&Tur International (Silver), em Portugal, entre outros.
Ao longo do último ano, o filme competiu com produções milionárias e de alto perfil, representando destinos globais como a Suíça, Canadá, Indonésia, Espanha, Estados Unidos da América, entre outros, protagonizadas por estrelas como Roger Federer, Robert De Niro e Anne Hathaway.
Os restantes quatro prémios para a região foram conquistados pelo município de Barcelos, na categoria de Produtos Turísticos; pela empresa PortugalNTN, 1° Prémio do Público; pela Fundação de Serralves e pelas Conservas Pinhais, ambos na categoria de Serviços de Turismo.
O circuito dos World Tourism Film Awards é a competição global mais prestigiada de filmes de promoção turística, e os galardões costumam ser considerados os “Óscares do Cinema de Turismo”. Esta edição contou com 4.000 filmes candidatos, provenientes de todo o mundo, destacando-se pela elevada competitividade e qualidade das produções. Portugal foi dos países mais premiados nesta 36ª edição, que reconheceu 27 produções de 16 países.