IMG_0027

Morreu Pinto da Costa (1937 – 2025)

Faleceu este sábado na cidade do Porto, aos 87 anos, Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, ele que foi o presidente mais titulado do futebol mundial e que deixa o seu nome para sempre ligado à história do FC Porto.

O ex-presidente do FC Porto sofria de um cancro na próstata, diagnosticado há cinco anos, e o seu estado de saúde tinha-se deteriorado nos últimos dias.

Derrotado nas eleições do ano passado por André Villas-Boas, antigo treinador do clube que obteve 80,3% dos votos, Pinto da Costa abandonou o clube após 42 anos de presidência e 15 mandatos consecutivos.

Enquanto presidente do FC Porto, Pinto da Costa venceu mais de 1.300 títulos em todas as modalidades, incluindo 68 troféus no futebol, entre os quais a Taça dos Campeões Europeus, Taça Intercontinental e Supertaça Europeia em 1987, a Taça UEFA em 2003, a Liga dos Campeões e a Taça Intercontinental em 2004, e a Liga Europa em 2011.

Em campeonatos nacionais, FC Porto conseguiu 23 títulos sob a presidência de Pinto da Costa, incluindo um inédito e até agora inigualado pentacampeonato, em 1999.

Funeral na segunda-feira

Após a notícia da morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, centenas de adeptos portistas juntaram-se no Estádio do Dragão, no Porto, para homenagear o “presidente dos presidentes”, como é referido pela comunicação do clube na nota de pesar divulgada.

Tal como foi seu desejo, as cerimónias fúnebres terão lugar na Igreja das Antas, no Porto. O velório começa este domingo às 18 horas e o funeral decorre na segunda-feira, 17 de fevereiro, pelas 11 horas.

Sempre polémico, Pinto da Costa revelou no ano passado, numa entrevista de vida à TVI, ter deixado o seu funeral pago, não desejar que ninguém fosse vestido de preto, mas sim de azul, e adiantou haver quem não queria que estivesse presente na ocasião.

No livro que editaria pouco depois, ‘Azul até ao fim’, Pinto da Costa revelou a lista dos ‘proscritos’, bem como os que gostaria que estivessem presentes no seu funeral: “Gostava de ter ao meu lado o António Henriques — padrinho da Joana —, o Pedro Pinho, o Quintanilha, o Fernando Póvoas, o Luís Gonçalves, o António Oliveira, o Hugo Santos, a Sandra Madureira, o Fernando Madureira, o Caetano e o Marcos Polónia”.

LusoNotícias

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!