A EID, empresa portuguesa especializada em sistemas avançados de comunicação para defesa, marcará presença na Combined Naval Event 2025, o principal encontro do setor naval no Reino Unido, que decorre de 20 a 22 de maio, onde irá apresentar a solução C4i de bordo, a Oceanex, desenvolvida para responder aos desafios tecnológicos e operacionais das marinhas modernas.
Com um novo posicionamento estratégico enquanto parceiro integrador de soluções chave-na-mão, a EID destaca-se pela sua capacidade de fornecer e implementar redes completas a bordo, com foco na segurança multinível, integração de subsistemas e automatização inteligente. A solução Oceanex, desenvolvida para o novo Navio de Patrulha Polivalente da Marinha Portuguesa, combina Comunicações, Comando, Controlo, Computadores e Inteligência (C4i), posicionando-se enquanto referência no mercado naval internacional.
“Visitar a CNE e apresentar a família de produtos Oceanex nesta feira, um evento de referência internacional que junta os principais decisores e inovadores do domínio naval, é para a EID um enorme prazer”, refere Martin Bennett, Presidente Executivo da EID.
“A nossa solução naval reflete a visão de futuro da EID: comunicações navais mais seguras, integradas e inteligentes, que acompanham a complexidade crescente dos teatros operacionais e a escassez global de recursos humanos altamente qualificados.”
A Oceanex incorpora o Sistema Integrado de Controlo de Comunicações (ICCS), que une os diversos subsistemas de comunicações a bordo, e o Sistema Integrado de Comunicações (ICS), capaz de estabelecer comunicações internas e externas de alto desempenho. A CNE representa uma oportunidade estratégica para o fortalecimento de parcerias, exploração de novas colaborações e expansão da presença da empresa nos mercados internacionais de segurança e comunicação tática.
Com mais de quatro décadas de experiência, a EID continua a reforçar o seu papel enquanto parceiro das forças navais, que oferece sistemas que maximizam a eficácia operacional e a superioridade tecnológica em cenários cada vez mais exigentes.