A portuguesa iolanda protagonizou um momento único na passada quarta-feira, 13 de maio, no Eurovisão Song Contest 2025, em Basileia, na Suíça. Num tributo a Céline Dion interpretou ‘Ne Partez Pas Sans Moi’ – atuação que pode ser vista aqui -, o tema com o qual a cantora venceu a Eurovisão em 1988, em representação da Suíça.
Foi a primeira vez que uma artista portuguesa foi convidada para atuar no maior palco da Europa fora da representação nacional. A atuação, que decorreu durante a primeira semifinal do concurso, contou ainda com as participações especiais de Marina Satti (Grécia), Jerry Heil (Ucrânia) e Silvester Belt (Lituânia).
Sobre o momento, iolanda, vencedora do Festival da Canção 2024, assumiu ter sido “uma honra imensa receber este convite e prestar homenagem a uma artista como a Céline Dion, que é uma referência absoluta na música. Voltar a partilhar o palco da Eurovisão e com talentos incríveis é um sonho que se tornou realidade.”
Este regresso à Eurovisão constitui uma marca na carreira de iolanda, após o sucesso dos seus EP ‘Cura’, em 2023, e ‘Olhar P’ra Baixo’, em 2025. A cantora e compositora foi também nomeada para o prémio ‘Artista Revelação’ nos Prémios Play 2025.
Com uma sonoridade que mistura pop contemporâneo com influências tradicionais portuguesas, iolanda prepara-se agora para lançar o seu primeiro álbum de originais.