Com a disponibilização de 36 viaturas da marca alemã, a SIVA reafirma o seu envolvimento no projeto Seawatch, de vigilância nas praias na época balnear de 2025.
A parceria da SIVA, representante em Portugal da Volkswagen, e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) levou à entrega de 34 Amarok e 2 ID. Buzz, num total de 36 veículos, prontos a apoiar as operações de vigilância e salvamento ao longo da costa portuguesa.
De acordo com a SIVA, a parceria com o ISN, que dura há 15 anos, permitiu no ano passado salvar 18 banhistas, realizar 115 assistências de primeiros socorros e 18 buscas com sucesso de crianças perdidas.
A SIVA salienta que desde 2011, o “projeto Seawatch tem sido uma referência na prevenção e apoio ao salvamento em zonas balneares não vigiadas, com as viaturas Amarok a desempenharem um papel fundamental nas patrulhas costeiras.”

Este ano, as viaturas operacionais estão novamente equipadas com suportes para pranchas de salvamento, macas, luzes de emergência, desfibriladores automáticos externos e outros equipamentos de suporte básico de vida, sendo conduzidas por militares da Marinha ao serviço da Autoridade Marítima Nacional.
Os 36 veículos da frota Seawatch 2025 estarão distribuídos pelas capitanias de norte a sul de Portugal continental e nas nas ilhas, “assegurando vigilância ativa em zonas balneares com menor cobertura de nadadores-salvadores.”
Desde o arranque do projeto, já foram entregues mais de 300 viaturas Volkswagen ao ISN. Ricardo Vieira, diretor-geral da Volkswagen Veículos Comerciais, salienta que o projeto “é um exemplo de como a cooperação entre marcas e instituições pode traduzir-se em resultados tangíveis: mais vidas salvas, maior eficácia nas operações e uma presença constante onde ela faz mais falta — nas nossas praias.”










