REIS7623

Gyokeres somou mais três pontos para o Sporting

Depois de ter dito que após o jogo deste sábado iria passar por Fátima, quando fosse gozar uns dias de folga, aproveitando a paragem do campeonato da I Liga, o técnico do Sporting, Rui Borges, terá agora que agradecer à Virgem Maria a qualidade de Viktor Gyokeres na sua equipa, ele que foi determinante no triunfo por 3-1, este domingo, frente ao Famalicão. Com um golo e duas assistências, o avançado sueco deixou claro estar finalmente de volta o “velho” Gyokeres ao futebol dos leões, para gáudio dos adeptos da turma de Alvalade que continuam a acreditar na conquista do bicampeonato muito graças à contribuição ímpar do seu melhor goleador.

Neste jogo relativo à 26ª jornada, Famalicão ainda deu luta, levou o jogo para o intervalo empatado a um golo, isto depois do Sporting ter marcado logo no primeiro minuto e, com o resultado em 2-1, ficou em superioridade numérica, quando os leões perderam o concurso de Maxi Araújo ao minuto 81′, tendo o uruguaio visto o cartão vermelho direto depois de uma entrada duríssima sobre o tendão de Aquiles do famalicense Gustavo Sá. Porém, mesmo com menos um jogador, a turma leonina voltou a marcar, fazendo o terceiro golo e confirmando com isso a vitória frente a um adversário complicado, num triunfo tão justo quanto difícil após um jogo em que alguns erros da equipa de arbitragem condicionaram o resultado, valendo que os erros favoreceram os dois conjuntos.

Fresneda abriu a contagem
com golo no primeiro minuto

Logo na abertura da partida, no primeiro minuto, o jogo começou da melhor forma para o Sporting, com o primeiro golo dos leões apontado pelo lateral espanhol Fresneda, ele que apareceu no sítio certo a fazer o que Trintão não foi capaz. Gyokeres entrou pelo corredor esquerda bem ao seu estilo, saiu da marcação do jogador do Famalicão e cruzou para a entrada de Trincão que, no entanto, se atrapalhou e deixou passar a bola perdendo o golo certo. Só que atrás de Trincão vinha Fresneda que, oportuno e de primeira, rematou para o primeiro golo do jogo, permitindo um excelente início de jogo para o Sporting.

A turma de Alvalade começava assim da melhor forma o embate com o Famalicão, e até poderia ter conseguido uma vantagem maior quando, aos 13 minutos, um erro da equipa de arbitragem liderada por Miguel Nogueira impediu assinalar uma grande penalidade, num lance em que Maxi Araújo foi empurrado pelo famalicense Rodrigo Pinheiro. Certo é que o árbitro nada assinalou, o VAR Luís Ferreira também não terá dado qualquer indicação e o uruguaio ficou no solo a queixar-se de ter sido empurrado ficando por assinalar o castigo máximo.

Grande penalidade viria a ser assinalada mais tarde, mas favorável ao Famalicão, depois de Diomande ter atingido o avançado checo Vaklav Sejk naquilo que o árbitro considerou ter sido um lance perigoso.

Chamado a converter a grande penalidade, Oscar Aranda bateu a bola para o lado direito de Rui Silva com este a cair para o lado esquerdo, voltando o jogo a registar uma igualdade, agora com um golo para cada uma das equipas.

À beira do intervalo, Viktor Gyokeres voltou a fazer uma assistência milimétrica para golo, algo que apenas não aconteceu porque o famalicense Sorriso impediu Maxi Araújo de finalizar da melhor forma. O jogo foi assim interrompido com as duas formações em igualdade, conferindo algum nervosismo aos adeptos leoninos que tinha consciência da importância de uma vitória, algo determinante para manter o Sporting na liderança do campeonato.

Viktor Gyokeres marcou
num penálti muito duvidoso

Esse nervosismo acabaria por ser afastado mais tarde, à passagem do minuto 64′, quando Maxi Araújo caiu dentro da área do Famalicão alegadamente rasteirado por Gustavo Sá. Revisto o lance, ficou a ideia clara que foi o uruguaio a “cavar” a grande penalidade, mas a verdade é que o árbitro manteve a decisão de assinalar o castigo máximo, o VAR também nada terá dito em contrário, e Viktor Gyokeres foi chamado a converter reter a grande penalidade, algo que fez com maestria batendo a bola para o lado esquerdo do guarda-redes Carevic com este a atirar-se para o lado contrário.

A vencer por 2-1, com Gyokeres em excelente nível e Quenda a ser assumidamente um dos melhores em campo, no final de uma semana em que o jovem extremo leonino esteve em destaque pelas notícias do acordo entre o Sporting e o Chelsea para a aquisição do seu passe pelo clube londrino, os leões resolveram complicar a sua tarefa e muito por culpa própria.

Ao minuto 81′, Maxi Araújo, o mesmo que tinha cavado uma grande penalidade sobre Gustavo Sá, acabou ver o cartão vermelho de que já aqui demos conta e deixou com isso a turma de Alvalade exposta a um possível regresso do Famalicão à discussão da partida. Aliás, à passagem do minuto 87′, Sorriso obrigou o guarda-redes Rui Silva a uma excelente defesa, impedindo o que seria o golo do empate para os famalicenses.

Gyokeres assistiu
e Geny só teve que encostar

Para cumprir a máxima segundo a qual a sorte protege os audazes, o Sporting manteve a sua maior audácia no jogo e fez o terceiro golo, mesmo com um elemento a menos em campo. No lance quase imediato, Viktor Gyokeres, de novo ele, fez tudo bem feito, abriu caminho por entre os defesas do Famalicão e, já dentro da área da turma visitante, assistiu Geny Catamo, que entretanto tinha entrado na equipa leonina e que fez o terceiro golo, fechando a discussão de um jogo que terminou com a vitória do campeão nacional por 3-1.

Viktor Gyokeres, com um golo e duas assistências, foi assumidamente o melhor elemento em campo, até pela influência direta que teve no jogo, onde elementos como Rui Silva e, principalmente, Quenda, foram igualmente jogadores em destaque.

O Sporting parte assim para uns dias de descanso, em face da paragem do campeonato para os compromissos da Seleção Nacional, somando os leões os três pontos e mantendo-se de forma tranquila na frente do campeonato à espera do que fará o seu rival direto, o Benfica, que joga amanhã, domingo, no terreno do Rio Ave. Já o Famalicão mantém o nono lugar no campeonato com os mesmos 34 pontos com que partiu para esta jornada, “estacionando” assim no nono lugar da tabela da I Liga.

texto: Jorge Reis
fotos: Diogo Faria Reis

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!