Search
Close this search box.
romaniaukraine-10

Roménia contraria as ‘odds’ e vence a Ucrânia por 3-0

A Roménia venceu hoje o primeiro jogo do Grupo E do Euro2024 disputado esta segunda-feira em Munique frente à Ucrânia, seleção que entrou neste jogo a concentrar em si o favoritismo à vitória final, até de acordo com todas as ‘odds’, e acabou por sair derrotada por um claro 3-0. No primeiro tempo, apesar do domínio ucraniano do encontro, os romenos conseguiram marcar na única vez que procuraram o golo, ao minuto 29′, quando Stanciu resolveu rematar de longe para a baliza de Lunin depois deste ter entregue a bola ao adversário. A Roménia abriu assim a contagem num jogo em que na verdade só tinha dado Ucrânia até então.

Sem grande historial de sucesso em fases finais do Europeu — a última vitória da Roménia nestas competições aconteceu em 1996 frente à Inglaterra —, a seleção romena agarrou a oportunidade, adiantou-se no marcador e conseguiu manietar a seleção da Ucrânia que não teve capacidade de responder à determinação dos romenos, nomeadamente no segundo tempo. Depois do golo, aliás, a Roménia teve nova oportunidade de golo antes do intervalo, uma vez mais por Stanciu, num lance em que a bola foi à trave da baliza de Lunin na sequência de um pontapé de canto, um remate que daria um golo de canto direto.

No segundo tempo, e antes ainda que os selecionadores dos dois conjuntos tivessem oportunidade de começar a mexer nos seus conjuntos, a Roménia desferiu um golo fatal nas ambições da Ucrânia, com dois golos em quatro minutos, respectivamente aos 54′ e aos 58′. Razvan Marin assinou o golo romeno que deu o 2-0, num lance em que o guarda-redes Lunin fez porventura menos do que poderia ter feito. Quatro minutos depois foi a vez de Dragus fazer o 3-0, na sequência de um pontapé de canto, lances que foram sempre muito complicados para os ucranianos.

O jogo chegava assim à última meia-hora do jogo com a Roménia a vencer por três golos sem resposta, perante um conjunto ucraniano que passou a atacar com dois pontas-de-lança, isto porque os dois selecionadores resolveram operar algumas mudanças tendo Serhiy Rebrov, o responsável pela formação da Ucrânia, determinado a entrada em jogo de Yaremchuk que passou a atacar ao lado de Artem Dovbyk, o avançado do Girona de Espanha.

Só que em face do crescente pendor ofensivo da Ucrânia, aqui e ali atrapalhado pela ansiedade dos seus jogadores, a Roménia respondia com um bom jogo defensivo, assente na vantagem de três golos. Em velocidade a formação ucraniana ainda criou algum perigo para a baliza à guarda de Florin Nita, o veterano guarda-redes romeno que saiu deste jogo com a sua baliza inviolada.

A Roménia acabou assim por causar a primeira surpresa neste Campeonato da Europa, no Grupo E em que a Bélgica é tida como favorita à vitória no grupo com o segundo lugar a ser disputado pelas restantes formações.

Refira-se que a discussão deste Grupo E do Euro2024 prossegue ainda na tarde desta terça-feira com o embate entre a Bélgica e a Eslováquia, uma partida a disputar em Frankfurt.

texto: Jorge Reis
fotos: Maciej Rogowski
LusoNotícias em Hamburgo

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!