EA 2-1 Arouca 0097

Estrela da Amadora vence o Arouca (2-1) com cambalhota no resultado

Cumprindo aquilo que tem sido norma nos últimos jogos realizados em casa, o Estrela da Amadora voltou a conseguir dois golos em jogos no Estádio José Gomes, na Reboleira, desta feita contra o Arouca, acabando por vencer por 2-1 depois de ter sido a turma visitante a primeira a marcar. Jason, logo aos cinco minutos, com um livre direto marcado a preceito, fez o primeiro golo do jogo e colocou o a equipa visitante na frente, mas num jogo em que os pontos se apresentavam determinantes para os dois conjuntos em campo acabou por ser o Estrela da Amadora a festejar a vitória e a somar os três pontos após o apito final do árbitro.

No primeiro jogo do Estrela da Amadora em que não pôde contar com o antigo internacional Nani, ele que anunciou na véspera a sua decisão de “pendurar as botas”, terminando a sua carreira de profissional de futebol, o Estrela da Amadora sabia que precisava de vencer para fugir aos lugares de despromoção na tabela da I Liga. Só que do outro lado tinha um adversário, o Arouca, que chegava à Reboleira no último posto da classificação e para quem qualquer ponto era de suprema importância. O primeiro golo do jogo, para o Arouca, teve por isso uma importância aumentada, tendo mesmo o condão de levar o jogo até ao intervalo com a formação forasteira em vantagem.

Vindo de uma derrota em Faro, na pretérita jornada, o Estrela da Amadora orientado pela equipa técnica liderada por José Faria, surgiu em campo com Bruno Brígido na baliza, Ruben Lima, Miguel Lopes, Ferro e Paulo Moreira a formarem o quarteto defensivo, ainda Alan Ruiz, Leo Cordeiro, Nilton e Danilo, sobrando para o ataque Jovane e Kikas.

Do lado do Arouca, Vasco Seabra, à frente de uma equipa que chegou à Amadora com seis jogos para a I Liga sem vencer e depois de ter sido eliminado da Taça de Portugal pelo Farense, revelava-se imperativo vencer, tendo para isso o técnico arouquense apresentado um onze com o guarda-redes Mantl, uma linha defensiva formada por Dante, José Fontán, Chico Lamba e Tiago Esgaio, também com David Simão, Loum e Morlaye Sylla no centro do terreno, aparecendo na frente Trezza, Jason e Henrique Araújo.

Arouca marcou primeiro
com livre direto perfeito

Com este figurino das duas equipas, a vantagem permitida por Jason na marcação perfeita de um livre direto logo aos cinco minuto dava o melhor tónico ao Arouca bem cedo no jogo. Só que o Estrela da Amadora revelou-se paciente, soube esperar, sofrer até um pouco, mas conseguindo agarrar no jogo no segundo tempo, curiosamente em cima de um erro do capitão do Arouca, Tiago Esgaio, ele que assinou um autogolo ao minuto 59’ num desvio para dentro da sua baliza na resposta a um cruzamento de Paulo Moreira a partir do lado direito do ataque amadorense.

O Estrela da Amadora, que nos últimos quatro jogos em casa para a I Liga não tinha perdido, somando duas vitórias e dois empates e conseguindo sempre marcar dois golos na Reboleira, ganhou outro ímpeto depois do autogolo de Tiago Esgaio e procurou o tal segundo golo que permitisse o triunfo e a conquista dos três pontos.

Já com Rodrigo Pinho em campo, ele que começou o jogo no banco de suplentes dos tricolores e que no arranque do segundo tempo entrou por troca com Jovane Cabral, o Estrela procurou o golo que permitisse a cambalhota no marcador e conseguiu mesmo marcar, com o golo a ser obtido pelo avançado que saltou do banco para a etapa complementar.

Ao minuto 69’, Rodrigo Pinho apareceu ao segundo poste para finalizar um lance de forma vitoriosa, conseguindo o golo que foi festejado por duas vezes, primeiro quando a bola entrou na baliza de Mantl, e depois quando o VAR confirmou que a posição do avançado tricolor era legal.

Golo de Rodrigo Pinho
deu a vitória aos da casa

O Estrela da Amadora passava assim para a frente do marcador, acabando por conseguir levar aquela vantagem até ao final num jogo que teve ainda mais sete minutos de compensação para além dos 90’ regulamentares.

Os tricolores, com os três pontos agora conquistados, passam a somar 12 pontos e saltam para o 12º posto da I Liga, relegando o Arouca para uma situação bem mais complicada, no fundo da tabela com os mesmos oito pontos com que entrou para esta 13ª jornada.

Pela frente, a turma da Reboleira tem agora uma deslocação certamente difícil ao Estádio do Dragão, na próxima segunda-feira, onde irá defrontar o FC Porto em jogo da 14ª ronda, isto enquanto que o Arouca, na véspera, no seu terreno, terão que receber a equipa “sensação” do presente campeonato, o Santa Clara, que segue tranquilo na quarta posição da I Liga.

texto: Jorge Reis
fotos: Luís Moreira Duarte

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!