A precisar apenas de um empate para garantir a manutenção na I Liga, o Estrela da Amadora acabou por consentir este domingo uma derrota tangencial no seu terreno, o Estádio José Gomes, na Reboleira, na recepção ao AVS, equipa que também luta pela manutenção que terá dado um passo determinante na concretização desse objectivo.
À partida para esta penúltima jornada, AVS, mas também Farense e Boavista tinham todos 24 pontos, surgindo a turma tricolor com 29 pontos, só que a vitória do AVS, conjuntamente com o triunfo do Farense em casa do Vitória de Guimarães, veio permitir que estas duas formações se aproximassem com Estrela, com o conjunto da Amadora a manter os mesmos 29 pontos enquanto que AVS e Farense somam agora 27.







Fica para já por saber o desfecho do embate do Boavista que, no seu terreno, recebe o FC Porto no jogo que encerra esta penúltima jornada.
Quanto ao jogo entre Estrela da Amadora e AVS, perante uma moldura humana assinalável – estiveram presentes na Reboleira 6.728 espectadores –, os comandados de José Faria acabaram por se deixar enrolar na teia montada pelo AVS, equipa que manteve o nulo no marcador até bem perto do final, acabando por conseguir o golo que construiu o resultado da partida já perto do apito final do árbitro.








Assim, em cima do minuto 85′, um golo apontado por Zé Luís, na resposta de cabeça a um cruzamento de Vasco Lopes, permitiu ao AVS somar os três pontos, colocando o Estrela da Amadora a jogar a última jornada agarrado à calculadora e com os ouvidos postos nos recintos onde irão jogar AVS e Farense.
Sobre o golo, a bola cabeceada por Zé Luís passou fora do alcance do guarda-redes tricolor João Costa, conseguindo assim o AVS garantir três importantes pontos nesta derradeira fase do campeonato.










José Mota, o experiente técnico actualmente ao serviço do AVS, acabou assim por passar no exame da Reboleira, sobrando para José Faria, o treinador do Estrela da Amadora, a nota negativa neste importante exame que, não sendo final, poderá ter sido decisivo.
O Estrela da Amadora terá agora que vencer em casa do Estoril Praia se não quiser estar dependente do que fizerem AVS e Farense, formações que vão receber, respectivamente, Moreirense e Santa Clara, e não sendo certo que os dois concorrentes diretos do Estrela possam vencer os seus jogos, a verdade é que a ultrapassagem ao Estoril Praia não se afigura fácil para o Estrela da Amadora que poderá nesta última jornada cair para a zona de playoff de permanência na I Liga ou mesmo para a queda direta para a II Liga, ficando desde já a certeza de uma derradeira jornada emotiva para as hostes tricolores do clube da Reboleira.









